Já não é propriamente o meu primeiro ano nesta bela casa. Aliás, acho que está bem longe disso. Tal facto permite-me acompanhar aquilo a que eu já baptizei de “mutação iscapiana”. E vocês perguntam-se numa junção imediata de admiração e curiosidade:
“-Será que começaram a nascer 4 olhos e dezenas de braços aos nossos queridos
caloiros?”
“-Poderão os nossos amados excelentíssimos senhores doutores atravessar paredes?”
“- Será o nosso dux o professor Xavier dos X-MEN?”
Ora bem..por mais que eu até aprecie o cenário, lamentavelmente sou obrigado a dizer que nada disso é verdade.
A mutação de alguns iscapianos consegue ser bem mais poderosa, e bem menos complexa. Ok.. Eu passo a explicar:
O caloirinho, quando chega ao nosso querido instituto, não faz mais nada do que andar vergado a olhar para o chão.. como se estivesse à procura daquele trocado perdido, outrora dado pela mamã com o intuito de gastar no belo do autocarro rumo à aldeia natal. Adiante.
Passado este saudoso ano de caloirito desmamado, este passa a envergar aquele vestidinho catita. Sim, o traje. E é aí meus caros leitores, que o fenómeno acontece.
Aquele caloiro com óculo fundo de garrafa dotado do sotaquezinho da aldeia, transforma-se inexplicavelmente no maior dos indivíduos! É verdade.. aquele cromito que quase lambia a parede só para os mais velhos passarem no corredor, dum momento para o outro TRANSFORMA-SE! Enche-se de peito e dá encontrões a torto e a direito! Até me cai uma lágrima só de pensar no orgulho que me dá ouvi-los dizer “Vénia…. “ e.. “Levanta” a toda a hora. Mas haverá coisa mais fofinha do que isso neste mundo? O tímido passa a extrovertido, o borrado passa a valente, o virgem passa a garanhão, o Ostracizado passa a FDP! Enfim, VALE TUDO!
Mas essa meus amigos, é a transformação morfológica mais vulgar. A mais poderosa só está ao alcance dos predestinados. Pronto, não sei se é a mais poderosa, mas é sem dúvida a mais irritante. Os caloiros mudaram. São doutores.. Semi-putos.. há que exercer o respeito! Munidos agora de uma voz estridente e poderosa e de uma força e agressividade descomunais, basta um baralhinho de cartas, umas cadeiritas e uma mesita da AE para despertar esse incrível poder secreto. Bora lá dar marretadas à mesa e berrar armados em apresentadora das tardes da Júlia! É fixe! É Divertido, e ainda se engata umas caloiras! Quem me dera…
Para vossa sorte, não me vou alongar mais. Mais mutações existem, mas não quero ser um estraga-fodinhas e desatar a revela-las todas duma só vez. Deixo isso ao critério dos meus companheiros de blog ou até mesmo aos meus queridos leitores que, por esta altura, devem ser exactamente as mesmas pessoas.
Sim, eu sei que sou um frustrado, que não tenho vida própria que não compreendo os valores da praxe e blá blá blá. =)
Aquele beijinho húmido.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
e não é que és mesmo um frustrado que não tem vida própria!?:D acho que às vezes (raramente) dizes coisas acertadas.
ResponderEliminarmas o que me faz mesmo imensas confusão é a tua fixação pelo ISCAP, praxe e afins quando nem coragem tens para mostrar quem és!
és fixe :D a sério, não estou a ser sarcástica nem irónica (estou sim)!
Ora bem, eu sou mesmo frustrado e não tenho vida própria.. E estranhamente orgulho-me disso. Mas obrigado por reparares apesar de eu o manter em total sigilo. Por falar em reparar, já viste o nome do blog não já? perolasdoiscap, então... querias que falasse-mos do quê mesmo? Não entendi.
ResponderEliminarJá agora, não sei se percebeste mas o blog tem 5 pessoas/contribuidores. Se prestares atenção, eu só escrevi um só post sobre a praxe. 1 é sinonimo de fixação?
Mas olha, obrigado pelo pseudo-elogio sim? Fiquei comovido.
Beijinho =)
Aproveita e diz quem es para toda a gente no ISCAP te conhecer e dar os parabéns...ou partir os dentes :)
ResponderEliminarepah mas voces tao a brincar ?
ResponderEliminarESTE BLOG É A MELHOR CENA DO MUNDO :| obgda por darem a conhecer numa vertente mais cómica o qe se vê quando passamos nos corredores, eu pessoalmente tenho sempre cuidado em não deixar cair os trocos porque mal os deixar algum caloiro os irá apanhar num espaço de 2 seg.
Beijufas iscapianas ahaha
Partir Dentes!?, Fds desconhecia tamanha coragem existente no ISCAP, és mau 'Anónimo'...
ResponderEliminarAss: Ricardo Monteiro
" O nosso Dux"?, "Os nossos caloiros"? Não percebo como uma pessoa que critica e despresa tanto o Iscap o chama de nosso. Afinal es especatdor ou participante?
ResponderEliminarmeo*
Bem, não digo que sejas frustrado , mas sim que tens uma grande e bela dor de cotovelo. Deves passar tão despercebido no iscap que nem amigos deves ter para estar no bar da AE a jogar uma suequinha com eles. Deves limitar.te a olhar lá de cima para nós. Tanto falas, tanto críticas, mas dar a cara e dizer quem és, para assim tentares mostrar que tens personalidade e tentas ser melhor do que nós, não é contigo. A única coisa que consigo sentir por ti, é PENA, porque deves ser uma pessoa muito infeliz! Faz-te homem ou mulher ou lá o que tu és e ganha coragem para defender perante nós aquilo que pensas. Não te limites a ficar escondido atrás de um blog cor de rosa, com medo de falar. Estamos numa democracia, tens direito a tua opinião! Qualquer coisa, já que estás tão informado á cerca de tudo, deves conhecer-me ou saber quem eu sou, portanto alguma coisa a esclarecer , vem falar comigo.
ResponderEliminarAna Marques, 2070198. Ano 07/08, nº de caloiro 134
Fds és mesmo Fixe Ana!
ResponderEliminarVais para o bar da ae jogar a sueca, knd for grande quero ser como tu, xD
Continuem seus malucos, tão a ir bem...
falam tanto atras de um blog todo apaneleirado x)
ResponderEliminarera falarem a nossa frente que ficavam logo sem dentinhos ahah :)
1º lugar: nao somos teus caloiros!
ResponderEliminar2º lugar: o Mag.Dux nao é teu!
3º lugar: há uma coisa chamada hierarquia! e se achas isso ridiculo, vais-te dar mal na vida.
Mas quero dizer-te uma coisa: ameaças, ignora. porque todos têm direito de se expressar. Mas tens de te informar melhor das coisas antes de escreveres. Porque a praxe não se limita a vénias, isso é apenas um cumprimento. Se tivesses dentro da praxe e criticasses isto ou aquilo , talvez te desse algum crédito. Mas da forma como escreves tás claramente fora da praxe, logo não sabes o que ela é. Portanto "google it"
D. (débora duarte , caloira: #353! assim ja sabes que nos outros post's sou eu . nao vou assinar sempre)
0ol0l0lol0oll0l0o vces partem-me todo! então o rapazinho só critica a malta que se passa da cabeça quando veste o traje e voces levam logo tudo para a praxe inteira? Cambada de cromos! A praxe não faz nem metade do que voces fazem por ela! PENSEM NISSO **
ResponderEliminarSo quem vive a praxe é que sabe o que ela... e so ta na praxe quem quer.
ResponderEliminareu so comentei para nao me sentir excluido conheçem aquela dos putos da escola e um diz:
ResponderEliminargodo.......
godo nao fote.....
fote tu godo de meda
txaraaaaaaaa
ass Dicky Hardon/Americano Picante/Hank Spankalot
ps:eça de queiroz roi-te de inveja
fogo o gajo que comentou em cima tem mesmo piada ..
ResponderEliminartens razao tem mesmo piada
ResponderEliminarnao és uma pessoa credivel sr dick hardon
ResponderEliminarmas o sr spankalot tem um nome com classe
ResponderEliminarSabes o k me deixa mesmo fudido?
ResponderEliminarakelas pessoas k aki falam mal da praxe ou dos doutores mutantes... sao akelas k na verdade sao os doutores motantes.
fixe fixe era estas pessoas deixarem de se esconder atras dos ecras dos computadores e realizarem uma conferencia no iscap para poder contar isto tudo!
ASS: senhor dos numeros
Bem,
ResponderEliminarAprouve-me vir aqui pela primeira vez comentar isto... Digamos que já vi Doutores e caloiros do nosso mui nobre instituto a comentar este blog e a verdade é que a personagem que o criou está a conseguir exactamente o que queria, ou seja, criar polémica, sentir-se importante ao dizer alguma coisa. Mas como todos sabemos a praxe é saber estar e se há coisa que o reles inventor deste blog não sabe é estar. Não sei se será impotência, cobardia ou até mesmo estupidez morbida mas a verdade é que se ele é feliz assim deixai-o ser. Nós ISCAPIANOS sabemos bem o que a praxe significa para nós e sabemos como honrar o traje que vestimos e a casa que representamos...
Sem mais de momento despeço-me de todos vós.
Ass: Just anyone...
Força animais iscapianos ... dêem luta! voçes que estão num mundo aparte ("afastados das outras faculdades"), dai haver tanta novela dentro da vossa faculdade, e qualquer coisinha servir para falar...
ResponderEliminarViva ao Benfica!
Ass: Pitéuzinho doce
sinceramente,
ResponderEliminareste blog é tão fútil que aposto que é controlado pelo claudio ramos. e vocês, são os seus aliados passivos, se é que me entendem.... (algo que deve ser dífil para pessoas que escrevem coisas tão triviais).
em meu nome e em nome dos caloiros 09/10 q devem estar de acordo... n percebo o porque nem a utilidade deste blog... mostrar os podres do iscap??? todos nós temos conhecimento deles mas os mais graves n são os praxísticos os mais graves são a falta de decência, de sanidade de algumas pessoas que frequentam (se é q frequentam mesmo) o mui nobre instituto que é o iscap...e a organização do iscap até pode ser uma merda, a secretaria pode demorar horas a atender meia duzia de pessoas... mas ao invés disto tudo os verdadeiros iscapianos têm espírito académico e com muito orgulho faço e farei vénias nem que seja todo o dia e cantarei ate não ter mais vós....
ResponderEliminaraté podem dizer sou só um caloiro que ainda n tem noção da realidade...
sim sou só um caloiro mas ja tenho mais espírito iscapiano do que muitos com (imensas matriculas (se é que as têm na verdade))
ass. rnh
1º Tanto ofensores como defensores, aprendam a escrever Português!
ResponderEliminar2º Só está em praxe quem quer. Quem não quer, amigos como sempre.
3º Falem de praxe. Mal ou bem, mas falem! É sinal que ela existe e está para durar.
4º Há muita coisa errada na praxe? Sem dúvida que sim. Mas se calhar há menos do que na nossa sociedade.
Por favor! Mas a pessoa que escreveu isto nem sequer falou mal da praxe! Limitou-se a comentar aquilo que toda a gente com olhos vê! Quem enverga o traje há menos de 1 ano é quem mais abusa do pseudo-poder que lhe é dado... É quem mais berra, é quem mais aborrece a pobre da caloirada! Eu sei que só está na praxe quem quer (ou quem adora ser humilhado e rebaixado), mas era bom que quem anda por aí de preto e que se auto-intitula "doutor" (quando já andam neste instituto há 5000 anos e são os que estão mais longe de o ser) pensasse um pouco e tentasse ver realmente o que acontece na praxe do ISCAP... Eu estudo no ISCAP e andei na praxe, acabando por desistir por falta de tempo. Hoje não me arrependo disso porque parece que de ano para ano se deixam de fazer coisas giras e divertidas... É só checkpoints, álcool e afins...
ResponderEliminarPpl pensem nisso. Eu não sou anti-praxe, muito pelo contrário, mas acredito que os valores que a praxe quer fazer passar têm de ser melhor explicados a quem veste o traje pela primeira vez!
Saudações...
"Mutantes no Iscap"... essa é boa xD
ResponderEliminarSó me río com estas parvoices ou piadas ou lá o k seja...
Esta deve ser a única faculdade que tem um site que critica fortemente a própria praxe académica... Outras faculdades k deviam ter um site assim como o Isep e a Feup são as que não têm... :|
Pois as praxes dessas é que não prestam, a não ser k os autores do blog achem divertido destruir propriedade pública ou incendiar o carro do ISCAP no dia do cortejo...
Boas, fui estudante no iscap durante apenas dois anos. Realmente apenas dois anos porque me transformei...Porque o amor a esta casa (que ainda o guardo bem ca dentro) me alterou completamente os neurónios... entrei como um caloiro que gostava de brincar, Sala 2 cheissima.... toda a gente a bater mal ("nós esta noite vamos morrer!!" e eu a cortir milhoes... pah... os melhores anos na minha vida, infelizmente os melhores mas nao podem durar para sempre... ha algo além destes anos ha uma vida... sinceramente, fui caloiro e fui semi-puto, tenho amor por esta casa e por todos os que me rodearam nesta altura... ja la vao uns anos... hoje por nao ter nada por fazer dei com este blog e sinceramente, fiquei tralmatizado com o que vi... isto não pode ser o iscap que eu conheci... nao pode...esta transformação nao é possivel... OMFG!!!
ResponderEliminarEste é daqueles blogues em que há mais comentários aos comentários dos outros do que ao tema em si :b eheh
ResponderEliminarbem, mas nao é isso que me interessa.. eu provavelmente vou ser caloira no ISCAP e gostava que alguém entendido me falasse da praxe lá, tipo o que fazem e assim :)
Obrigada,
Adriana
Oi Adriana.
ResponderEliminarA praxe do iscap tem vários significados para todos os caloiros, ou seja, para uns é muito puxada psicológicamente e sem qualquer nexo, para outros é um paraíso cheio de diversão e algo que ensina as pessoas a prepararem-se para o futuro.
Aconselho-te a ires todos os dias da semana de recepção (em principio só deve ser 1 semana este ano) e depois verás se gostas daquilo ou nao, pois como disse, as opiniões sao muito variadas. lol
Na praxe vais conhecer muita gente, para além de aprenderes coisas importantes que te vão ser uteis na tua vida. ;)
Não posso dizer mais nada senão estrago a surpresa, mas tenta ir a semana toda. Tens mesmo que ir para veres como é. ;)
e acredita... o melhor ano é o do caloiro. Não penses que é o de doutor, pois nem sabes o quanto massacrante é a vida de um de preto, por isso, aproveita bem o teu primeiro ano ;)
Se precisares depois de ajuda sobre mais cenas, tás á vontade.
Tenta não ter crises de ansiedade até chegar o 1º dia x)
Aconselho-te mesmo a ir à praxe durante toda a 1º semana de caloiro. Para saber se gostamos ou não, temos que passar pelas coisas. Mas enfim.Quanto a mim não aprenderás nada para a tua vida futura e não vai ser o melhor ano da tua vida. Ser obrigado a fazer coisas por estranhos que só são "hierarquicamente" superiores a ti porque estão lá à mais tempo não ensina nada a ng.. Ora vejamos, num trabalho futuro, se fores incompetente e tares lá 10 anos a tirar fotocopias sem sair do sitio, faz com que tenhas maior poder? Não. A não ser que tenhas cunha. É isto que se passa no iscap. QUanto mais burro e mais tempo demorares a cumprir os teus deveres, mais poder tens. Respeitem o meu comentário assim como eu respeito os de outrém. A praxe já ha muito tempo deixou de ser "cool". Mas descansa, pelo menos no iscap ng te fode a cabeça por não ires à praxe.. nem deixas de ter amigos por isso. Só deixas de conhecer menos gente. O que é bom, porque ha muita gente la no meio que não interessa a ng! Cumprimentos, fábio Terra
ResponderEliminarà parte destes gajos serem uns anormais, aqui fica um conselho para os estudantes do ISCAP.
ResponderEliminarNão vão estagiar para um empresa chamada IFGE. É péssimo e o trabalho que fazem é tirar cafés e fotocópias. Não se aprende lá nada.
Cumprimentos
Eu sou aluna do ISCAP desde 2008, não sou anti praxe e frequentarei a praxe durante uma semana, segundo dizem, a pior. Mas sinceramente a praxe do nosso Mui Nobre Instituto só apresenta incongruências. Para começar levam os pobres dos caloiros ao engano, dizendo que vão a uma secção solene de apresentação ou ate mesmo que vão receber os horários, porque não fazem como nas outras faculdades que chamam os caloiros, apresentam-lhe o espaço e as instalações e só depois os praxam?
ResponderEliminarTer pessoas dentro de uma sala, a desesperar de calor, dá prazer aos doutores?
Como querem que as pessoas se conheçam na praxe que façam amigos se não nos dão tempo, e se só podemos estar a olhar para o chão... Acordem doutores.
Como diz um colega em cima, nós estamos tão longe das outras faculdades que fazemos de tudo uma novela... Mas pronto...
Apresentando os meus motivos para não ir a praxe, não fui porque tenho amor aos meus joelhos que já estavam em ferida ao fim de uma semana. E porque ao contrario de muitos doutores que conheço lá, e que veneram a praxe e vivem aquilo ao máximo, tenho amor ao dinheiro que estou a investir ali, não estou ali para fazer 2 cadeiras por semestre...
Temos pena, não gostei da praxe do ISCAP, e se as regras não mudam vão perder muitos caloiros pelos mesmos motivos que me perderam a mim.
E fiquem a saber que trajo, faço uma vida académica normal e saudável, porque nem todo é praxe, e o Traje é um símbolo Académico, não de praxe.
Saudações académicas
KP
KP, perdemos-te na praxe... oh não! deves fazer uma falta do caraças para andares aí a exibir um traje de um Instituto do qual não concordas com a sua tradição académica.
ResponderEliminarpara o comentário acima, parece k nao sabes distinguir o académico do praxistico. ;)
ResponderEliminarse a praxe do iscap é muito criticada por mta boa gente é pk têm razões para isso, senao nao criticavam!
pk uma coisa podem ter a certeza, esta praxe é a única k tem um blog com tanta bocarra feita por muitos alunos k passaram pela praxe, uma coisa k as outras praxes não têm... lol
A praxe de facto do Iscap está errada em muitos sentidos. Alguns grupos de praxe vão salvando a praxe, criando algum espirito entre os caloiros, mas mesmo assim, conheço alguns casos em que esses ditos doutores se excedem algumas vezes. E se durante sessoes de praxes existem abusos, dentro dos grupos existem outros tantos. Sinceramente não acho normal ver caloiros a baterem mal dentro duma sala, e em alguns casos, mesmo dentro dos grupos, a chorarem porque alguem os tratou mal. Podem alegar que essas pessoas são sensiveis de mais e deviam fazer queixa mas notem uma coisa: feliz ou infelizmente as pessoas não são todas iguais. E se existem pessoas com personalidade forte que sejam capazes de estabelecerem limites, ha outras que não são capazes disso e acabam por serem alvo de abusos. Ng morre é um facto, mas não é isso que é mau. O mau é usarem o argumento da praxe não ser nada doutro mundo a nivel de sofrimento. Realmente há coisas bem piores. O mau é ser um evento que supostamente ajuda a socializar e a meu ver, só causa aversão. Por amor de deus, não precisam deste espirito para nada. Pessoas com personalidade arranjam amigos sem ajuda da praxe. Para mim praxe é brincar aos escravos. Humilhação. Sim, não me digam que estar de joelhos com pessoas a berrarem aos ouvidos a dizerem que somos uma merda e que somos uns bichos é bom, porque não o É! Obrigado e como anonimo me despeço já que a praxe quer queiram quer não é preconceituosa.
ResponderEliminaroh pessoal, parem com esse mau feitio e vamos mas é todos beber um copo!
ResponderEliminarse parassem de discutir o que se passa durante o percurso académico, e se preocupassem mais com as saídas e oportunidades de emprego qua o iscap pouco oferece eram bem mais inteligentes e se calhar até tinam emprego quando acabassem o curso.....
Alcool para todos! :D
ah, esqueci-me que tenho que me identificar,
Sou o joao, tenho entrei em 06/07, nao sei o numero de caloiro porque o perdi na noite, tenho 1,65m jogo king, tenho amigos e pessoas com quem me sentar no iscap.....
ahh e nao tenho emprego!
Concordo com muitos comentários: a praxe no ISCAP é uma MERDA!! Não há respeito por ninguém... É tudo uma cambada de anormais que lá andam!
ResponderEliminarNa minha opinião,ele tem o direito de se expressar e dizer o que pensa. Não é por não gostar de ir à praxe que vai deixar de ter amigos, muito antes pelo contrário, na praxe não se fazem amigos nenhuns, é so berros e cabeça no chão e etc.. As amizades constroem-se com convivência na turma e na escola.
ResponderEliminarsinceramente? não acho que esta seja a melhor forma de receber novos estreantes no ensino superior , já basta o stres e a tensão de frequentar um nivel escolar superior e mais exigente, depois ter de sair de casa, ( sim, porque ha meninos ''durões'' que dizem eu é que gosto de estar fora de casa apanhar bebedeiras, mas depois no recato do seu lar, choram e ficam deprimidos com saudades da família.)
Acordem pá!
só tristes fazem vida no iscap, ou em qualquer outra organização como por exemplo umas instalações da segurança social ou finanças x)
ResponderEliminar