Todos os Iscapianos ja notaram, de certeza, a super divertida praxe a que os nossos caloiros estão sujeitos...sim, sim refiro-me mesmo ao assunto, já abordado pelo meu caro colega Assassino, dos caloiros andarem constantemente a limpar o chão do nosso querido ISCAP...!!!
É mais do que obvio que eu nao consigo deixar de referênciar esse assunto neste mesmo texto, não só porque acho excepcionalmente estranho os nossos caros caloiros adorarem este tipo de praxe, mas também porque adoro ver e sentir no ar a grande imponência, arrogancia e suprecia que os nossos queridos pinguins (doutores) sentem ao fazê-la.
Bem, o meu primeiro conselho vai directamente para os caloiros que acabam de chegar, bem fresquinhos, das suas escolas Secundárias lá da terrinha.
Antes de formarem uma opinião sobre a prexe que estão a ser sujeitos tentem fazer um pouco de pesquisa sobre as outras praxes portuguesas e logo veram que a primeira coisa que lhes vai passar pela cabeça é o seguinte: "Eu vou mandar aqueles frustrados do caralharo do ISCAP irem todos mamar na piça do padre da minha freguesia..!!!"
Isto é a pura da realidade caros caloiros, pois não sei se sabem, mas a praxe é supostamente uma actividade que deve ser divertida não só para quem praxa mas como também para quem é praxado e axo que estar sempre em posição de rezar o terço e de apanhar no cu seja propriamente divertido, pelo menos para mim não é mas cada um sabe de si...
Agora os senhores doutores...bem, para vocês nem sei por onde começar...
Vejamos lá entao...
A pesquisa, que mencionei aos nossos caloiros, também deveria ser feita por vocês meus caros pois continuarem a dizer: "haaaa foi a praxe que nós tivemos..." não serve mais de desculpa. Existem milhares de videos disponíveis na tão falada internet que retratam prazes académicas e tenho a plena convicção que alguns de vocês, não todos, conseguiriam assimilar algo e pôr em prática nas nossas praxes...
Agora para as nossas doutoras...ui...ui...
Acho que deveriam ter noção que a vossa voz irrita não só os caloiros mas como tada a gente que está exposta às vossas merdas... Quando tiverem que gritar facam-lo em vossa casa ou quando tiverem a pinar com os vossos respectivos namorados, amantes ou mesmo os queridinhos dos nossos caloiros...
Ouvir os nossos caloiros a dizer:"que bom...!!!! hoje é dia de praxe...é tão fixe..." seria uma enorme alegria para mim, mas parece que vou continuar a ouvir os seus desabafos do género:"Hoje nem trouxe a sweat...não quero que eles me fodam a cabeça...não tou para os aturar..." ou mesmo:" Tou cheia de fome mas nem vou ao bar porque tenho medo de me cruzar com um doutor...vou directo para a sala!!!" POR AMOR DE DEUS
Acordem para a vida, crescam, não sejam arrogantes só porque os vossos pais vos compraram um traje...Ganhem o respeito dos caloiros e nao o seu medo!!! São coisas completamente distintas caso não saibam.
Até vos vou deixar aqui um pouco de sabedoria popular pois é a mais sábia de todas...
""""Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti""""
Pensem nisto...
O vosso querido PERDIGÃO
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
Praxe Iscapiana!!!
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
vai para a puta que te pariu oh boi da merda nem sabes o q dz...
ResponderEliminarPor amor de Deus. Vê-se mesmo que de praxe sabes zero!
ResponderEliminarEm primeiro lugar, a praxe tem-se adaptando aos novos tempos. Há quem tenha "sofrido" mais do que se "sofre" actualmente.
Sou caloira, e vou ao Bar da AE constantemente, sento-me na esplanada se for preciso e nunca tive problemas com isso.
Caso não saibas, há uma grande diferença em arrogancia e postura! Não estás à espera que eles nos dêm abraçinhos ou estejam com altos sorrisos quando nos estão a incutir valores, pois não?
Não fales de uma coisa que não VIVES!
Se nós (caloiros) estamos lá é porque gostamos daquilo. Eu era a primeira pessoa a tirar a sweat se sentisse que na praxe me humilhavam! Mas não o fazem! porque nós somos caloiros, não animais!
E eles (doutores) ensinam a ter respeito, mas também nos respeitam.
Preparam-nos para o futuro! Porque em qualquer emprego há sempre alguém acima de nós, tal como na praxe. Vamos ter de engolir muitos sapos, tal como na praxe.
Não é estando a ver os caloiros de joelhos no ISCAP que tu vais saber o que é a praxe. Porque a praxe é muito mais que isso, e quem a vive sabe. Portanto em vez de nos mandares a nós ir à internet, vai tu. E tenta aprender um pouco sobre o assunto e depois sim, talvez possas vir a fazer uma critica construtiva.
D.
LOOOL voçes sao os maiores NABOS de todos os tempos ahahah tou me a rir tanto com a vossa ignorancia !
ResponderEliminarDA-LHE PERDIGAO, ES TAO MAS TAO TONEEE, obrigado por me fazeres rir *.*
caloira boas ,uteis e verdadeiras palvras!
ResponderEliminarEu sou caloira do iscap e embora discorde em algumas coisas (o facto de sermos humilhados não é verdade) devo dizer que concordo no aspecto que a praxe no iscap embora tendo partes engraçadas (algumas actividades com o grupo de praxe - são excelentes mesmo!) a grande maioria das vezes é muito mau! Detesto tar de joelhos na sala 2, detesto ter que fazer venias a torto e a direito à cp e nada mais me irrita do que ouvir berros a toda a hora a darem-me ordens estupidas. Acho que não ganham nada com isso, ninguem aprende nada a ouvir berros, caso contrário os nossos paizinhos passavam a vida a dar-nos berros para "estarmos preparados para um futuro emprego por exemplo" LOL
ResponderEliminarAssumo que vou a todos os checkpoints e a todas as actividades de grupo e n me importo nd de lhes fazer umas venias porque ai compreendo que faz parte.. agora com a cp? com o dux? POR AMOR DE DEUS, quem disser que curte aqueles momentos, ou ja passou por isso, ou é um lambe botas autentico! n me vou identificar porque sou caloiro e se me apanham a dizer coisas destas levo no lombo às quartas feiras lol
resumindo, nem tudo é tão mau como pintam, mas o que é bom, podia e devia ser muito melhor!
QUanto aos homenzinhos deste blog... coitadinhos, são mesmo uma cambada de frustrados e muito provavelmente, uns cromos fodidos :-)
Caloira se nao gostas o que vais pra la fazer? santa paciencia.
ResponderEliminarachei piada a parte das venias: "n me importo nd de lhes fazer umas venias porque ai compreendo que faz parte.. agora com a cp? com o dux? POR AMOR DE DEUS"
fazes venia a CP uma vez por semana, ou uma vez por dia caso estejam sempre trajados. o mesmo se passa com Dux, com uma diferença neste caso, é que raramente o ves. por isso não entendo o teu problema.
Os criadores deste blog, deviam ter era maturidade.. Criticam da maneira como os doutores falam e vem para aqui falar de uma maneira mais inutil possivel.
ResponderEliminarOutro ponto que se deve ter em conta é que para quem não sabe, os caloiros que entram no primeiro dia no iscap que são volta de 300, 200 e tal chegam ao fim do ano com sentimento de orgulho e com amor a praxe do ISCAP que muit une a quem esta dentro dela..
Eu falo por mim, eu enquanto praxista e estudante do iscap, sinto-me bem em saber que atraves da praxe do iscap conheci imensas gente e me integrei da melhor forma no nosso instituto e isso agrdeço a praxe do iscap..
Ainda bem para ti 58.....!! Agora diz me uma coisa, quantos destes 300 alunos vão ate ao fim...? Atenção, eu concordo com uma praxe fodida ao incio, sim senhor, para aqueles k chegam do secundário com a puta da mania. Agora vê se não concordes com isso, em vez de ser o ano inteiro sempre a msm coisa, porque com o tempo acaba por se tornar repetitivo, criar um ambiente mais de festa e de alegria a praxe. Como acontece por ai fora em algumas faculdades do nosso pais, e dar mais um ar de festas a American pie por exemplo. Aposto ctg que conhecias ainda muito mais gente e seria muito mais engraçado do k ver caloiros de joelhos ou tar sempre aos berros, não achas?
ResponderEliminarAnonimo,
ResponderEliminarvamos tirar a quinzena e a recepção ao caloiro da academia. quantas mais sessoes de praxe houve? posso tar errada, mas acho que nem uma mao cheia. em mes e meio a praxe organizou 4 actividades (se tiver a dizer algo de errado pf corrigir): noite negra (no auditorio), iscagusto (festa); circo e jantar de natal + festa.
não achas que isto é ambiente de festa?
claro que podes dizer que podiam organizar mais, mas temos que nos lembrar que quem ta na CP tb é estudante como nos e têm que dedicar algum do seu tempo aos estudos (e nao venham dizer que so vivem pra a praxe e que nao estudam, pois isso nao é vdd: alguns ja sao licenciados e estao no mestrado e outros estao pra acabar a licenciatura este ano).
outro ponto que temos de ter em conta é que não ha tempo pra tudo, pois alem das actividades da praxe tb temos as organizadas plos outros grupos academicos e AE.
tb posso lembrar actividades de outros anos, como o karaoke, o videoclip, a festa de apresentação do kit pra a queima, os jantares convivio (em que so aparece quem quer), o fabuloso passeio a coimbra e outras que agora nao me estou a lembrar.
mas esta gente que criou o blog, pensa que praxe é so festa??? Menos...
ResponderEliminarquantos chegam ao fim??? digo-te duzentes e tal quase tercentos.. ou por acaso n tens visto os cortejos??
Bem, eu já fui caloira do ISCAP há muito tempo. E devo dizer que ainda hoje tenho saudades daqueles tempo. Mais, ainda sou do tempo em que a praxe fazia o nome de praxe. Acho que a pertir de 2005, deixamos de andar a praxar para andar a mudar fraldas a caloiros e a minha vida académica enquanto doutora, passou a ser mais selectiva. Devo referir que enqunato fui doutora, nunca berrei com um caloiro nem nunca os pus de joelhos, mas quando os caloiros eram burros, aí eu estava disposta a ter uma conversa mais seria. Eu disse conversa mas devo dizer que de algumas destas conversas resultavam tardes de choro ou o caloiro/a decidia que não queria mesmo fazer parte daquilo. No entanto, se vocês acham que quando forem trabalhar não vai haver praxe, enganam-se. OU então vão ser caixas de supermecardos. Pior do que a praxe que se passa nas empresas não deve haver.
ResponderEliminar1º- levantam-se cedo todos os dias pra ir trabalhar pra um morcão qualquer.
2º têm de quase fazer vénia ao fdp que vos dá o SMN e ainda vos diz que vocês são uma merda pra empresa.
3º trabalham horas extras e ninguém lhes paga. Isto sim, é pior que ir buscar o café no bar do Bragança pro doutor.
4º Têm sempre de contar com a inveja do colega e estar atento. Caso contrario, na 1ª oportunidade vão-vos chibar e foder a vida.
....
Bem, eu podia dizer-vos 1000 razões pelas quais é fodido trabalhar e a razão pela qual eu decidi que ia criar a minha própria empresa.
E sabem porquê? Porque um dia no ISCAP me disseram: nós somos feitos para vencer, somos vencedores.
E sabem o que eu acresceitei num momento de desespero profissional? "Nós somos feitos para vencer, somos vencedores. Uma Dra do ISCAP não chora!Um ISCAPIANO nunca desiste."
E isto aprendi no ISCAP, com os professores, com os colegas, com a CP, com o DUX, com os funcionários. Nunca se esqueçam: a vida é uma praxe do inicio ao fim.
Saudações ISCAPIANAS.
"Pior do que a praxe que se passa nas empresas não deve haver???" opah eu ate nem ia dizer nada mas la vai ter de ser...
ResponderEliminar1ºNos ja nos temos de levantar cedo pra ir as aulas;
2ªIsso da inveja, nao te iludas, essa merda existe em todo lado, nao é so no emprego;
3ªTens razao, temos de levar com as merdas do nosso patrao e por vezes ele menospreza-nos, mas eskeçes-te de uma coisa fundamental, nos recebemos € pra aturar as merdas do patrao, o k é k recebemos em troca da praxe???
AH! desculpa la, ja me eskecia que ainda temos é de PAGAR! pelas sweats e pelas festas onde passamos a noite a fazer venias!
Tentem arranjar razoes boas pra meter esses caloiros a fazer-vos as merdas, senao tou a ver que voces tao fdds!
Com carinho!!
pra o anonimo em cima.
ResponderEliminarso aturas quem queres, logo so esta na praxe quem QUER.
Eu não digo o contrario, sim, só esta na praxe quem quer...
ResponderEliminarAgora estarem a comparar a praxe com um emprego, e tentarem valorizar a praxe ao ponto de a considerar como uma pré-formaçao para o futuro mercado de trabalho, por amor de Deus, arrangem outra justificação para meter os caloiros a fazer-vos venias,
É que essa de incutir valores e respeito ja começa a cheirar mal!
isto está espetacular, digo já a começar pelo o blog que é o melhor de sempre a passar pela fornada de frustrados que se acabaram de formar no ISCAP.
ResponderEliminarA praxe é optimo para quem vem do fim do mundo para a cidade e conhece pessoas novas pela primeira vez na vida e fica maluquinho com isso, para quem tem vida na mesma cidade é impossivel, eu falo por mim, tenho vida propria nao ando por ai feita maluquinha à procura de amigos.
Prezo muito a praxe e acho que bem feita, seria para mim caloira este ano um marco na minha vida pessoal e ate mesmo profissional, assim sendo, da maneira que é vivida no iscap, nao consigo aproveitar nada.
A começar pelo respeito que tenho de ter a pessoas que nunca vi mais gordas neste mundo, esperem lá tenho de chegar a elas e fazer venis e saudação, não sao mais nem menos que eu, nao viveram nem mais nem menos que eu , acho que é um abuso do poder.
essa do respeito por pessoas q nunca viste,em PRAXE, EM TODAS AS FACULDADES o terias de ter se nao bye bye,n estavas na praxe.
ResponderEliminar"...da maneira que é vivida no ISCAP nao consigo aproveitar nada"há os chamados intelegentes e os menos intelegentes.se nao aproveitas é pk n keres,n tens espirito disso!o ISCAP É FORTISSIMO e em PRAXE é das casa mais fortes da academia.qdo se sai á rua com sweat do ISCAP todos olham!todos falam!todos veem o ISCAP!O FORTE!se n é esta praxe q consegues aproveitar é kual?rastejar na lama?levar com ovos e maionese na cara?etc etc! um conselho:aproveita a do ISCAP!crescerás muito!e podes nao ver isso mas tens de tudo!desde de respeito,amizades,diversao,postura e bons momentos.memoraveis!é preciso é vive-los!
A parte com que mais me rio na praxe é a frase fantástica:
ResponderEliminar"Já me vise hoje?"
Andava eu no segundo ano quando uma suposta Dra (que de doutora n tem nd) veio ter comigo á porta da sala e me pegunta essa linda pergunta do Já me viste hoje. Claro que lhe disse que não, pois não a conhecia e n andava á procura dela pa lhe disser que já a tinha ou não visto.
Já no ano passado (tendo eu 5 mariculas) 2 gajas veem ter comigo "Olha, és caloiro" "Nao, tenho 5 matriculas" "Ah, desculpa" O que a praxe no iscap faz é transformar caloiros em ressabiados com a puta da mania (90%)
anonimo
ResponderEliminar"Olha, és caloiro" "Nao, tenho 5 matriculas" "Ah, desculpa"
nao me pareceu que as 2 gajas que te abordaram tenham a puta da mania e andem ressabiadas.
parece-me que tens um pouco do sindrome da perseguiçao . lol
Meus queridos, vamos lá a ter um pouco de massa cerebral. Antes de andarem aqui a insultarem-se uns aos outros e a mandar bitaites do "tu não sabes o que é a praxe, eu é que sei", pensem.
ResponderEliminarUma coisa muito verdadeira que aqui disseram é que há, e há mesmo, muitos drs (para mim são mais caloiros armados em drs) que se põe com ar de arrogantes e vozes afinadas a gritar para os caloiros. Meus amigos, se acham que isso é praxe desenganem-se. Lá porque este ano vestiram o traje não se armem em drs com milhares de matriculas. Vocês eram iguais a eles o ano passado. Ponto.
Eu sou da praxe, já ando ha algum tempo na praxe e sinceramente este ano desiludiu-me muito por deixarem andar ai os semi putos com a puta da mania a tentar mandar nos caloiros.
Em segundo lugar, não acho que aquilo que se passa na sala 2 mate alguém ou seja assim tão mau. Não querem la estar, andor. Ninguem vos obriga. Tudo bem que podia ser menos "violento" mas se fosse assim não se aprendia nem se tinha aquele espirito que há entre caloiros. No meu ano foi pior do que o que se passa este ano e eu não morri nem ninguém fez blogs alusivos a isso ou outra coisa qualquer.
Enfim, acho que vocês ganhavam muito mais a escrever um blog sobre coisas mais produtivas do que sobre o iscap. Sinceramente, esperava mais de vós.
Discussões sobre praxe não levam a lado nenhum, aprendi eu há muito tempo. Cada um puxa a brasa à sua sardinha e o que sobra disso é, como se vê, uma troca acessa de insultos que não levam ninguem a lado nenhum. Uns gostam, outros não. Pronto, deixem lá isso. Só anda na praxe quem quer, quem não quiser não vale a pena andar lá.
Saudações a todos *
MC
é somente caso para dizer:
ResponderEliminarhá tantas pessoas a escreverem sobre o que não entendem que até assusta...
Não adianta responder que cá não voltarei, mas tem cuidado que nem todas as doutoras andam aos trambolhões com os caloiros como tu adoravas estar...frustados!
Dá-lhes hugo :)
ResponderEliminarMuito se ouve falar do ISCAP e da sua respectiva praxe...pois bem eu nao sei o que de pior lá há, se os "DRS" se os Caloiros"...eu fui a praxe um dia , nunca mais lá ponho os pés.naquele Instituto a praxe tem valores que para mim não siginificam nada. Fazer vénia constantemente? abanar os "bifes"? mas que é isso?! nem vou perder tempo a tentar entender...
ResponderEliminarAntes de mais, os erros ortográficos existentes em muitos dos comentários anteriores nem sequer deviam ser admitidos em alunos do Ensino Superior, é uma vergonha. Depois, só é praxado quem quer, quem não quer não é obrigado a nada! É como tudo na vida, há instituições piores e melhores em termos de praxe... Finalmente, deviam crescer um bocadinho e aprenderem a expor as vossas opiniões de forma assertiva! Cumprimentos iscapianos.
ResponderEliminarConcordo plenamente com o que está escrito nos posts feitos neste blog. A praxe do Iscap é uma valente merda.
ResponderEliminarFui caloira este ano e saí. Sala 2 durante horas intermináveis de joelhos? Onde é que isso é integrar seja quem for? Estragarem todas as actividades que organizam pondo-nos de joelhos e super apertados, a morrer de calor?
Opah... se realmente há quem goste desta merda... Esses sim são uns frustraditos.
"a vida é uma praxe"... depende daquilo que vivemos na nossa vida, pois nem tudo o que vivemos é praxe. Isso é o maior disparate que se pode dizer (sem ofensa).
ResponderEliminarQuanto á vida profissional nas empresas...
Infelismente neste país (ou neste mundo), existem centenas de patrões que não sabem ter maneiras para com os seus "subordinados". Têm uma personalidade que é considerada DESPREZÁVEL, pois só pensam neles e no dinheiro que as empresas deles lucram ás custas do trabalho dos subordinados, o que é lamentável de se ouvir. :\
Maior parte desses patrões são muito "dirigistas" no que toca a mandarem numa empresa, ou porque têm medo que algum empregado falhe no seu trabalho ou porque lhes dá prazer em fazê-lo. Acredito que no tempo deles tenham sido assim formados, seja pelas praxes académicas, seja pelo rigôr das matérias e da disciplina ensinada pelos profs deles quando andavam na escola.
Pah, acho que são horinhas de mudarem esse tipo de ensinamentos na formação académica dos alunos, pois ensinar os alunos a agirem de maneira arrogante, dirigista e brusca não é nada recomendado. Esse tipo de atitudes só se usam nas situações certas para com os empregados caso eles faltem ao respeito ou caso cometam actos impróprios seja para que situação for.
Logo, são horas das praxes académicas (não estou a falar apenas do iscap nem estou a criticar, mas sim, DE TODAS AS PRAXES DO PAÍS) começarem a mudar o esquema da praxe em si, pois não estamos no tempo de salazar e não são os métodos de ensino mais apropriados. Moderem as palavras, não usem as impróprias como "merda", "caralho", etc etc, já para nao falar de outras muito píores k já ouvi nas praxes de outras faculdades kuando saíam á rua. Não se achem os maiores perante os caloiros sem os ouvir, pois os "doutores" não sao perfeitos, pois podem cometer vários erros (já para isso existem as sanções praxisticas) e os caloiros até podem ter razão em certas coisas. ;)
Infelismente as praxes académicas não são lá muito aceitáveis para o resto das pessoas no nosso país... e porquê... por serem violentas e sem nexo nenhum. Depois por umas praxes que não merecem ser praxes, PAGAM TODAS AS PRAXES DE TODAS AS FACULDADES, incluíndo as que são consideradas aceitáveis.
Este mundo está muito difícil, isso é verdade, mas nós PODEMOS MUDAR ISSO. E para isso, convém começar a aprender como podemos melhorá-lo. ;)
E parem de andar aki com a troca de insultos uns aos outros... É por causa da divisao dos alunos em "praxe" e "anti-praxe" que o iscap não é mais unido como devia ser, pois kuando for preciso união para combater-mos um problema que possa surgir no instituto e que prejudique nós alunos, não vamos conseguir vencê-lo. :\
Vá, já escrevi um grande jornal aki... de certeza k não me vão dar ouvidos ao que disse, mas mesmo assim pensem nisto. :)
Saudações académicas.
MT
Ó MT
ResponderEliminarinfelismente escreve-se INFELIZMENTE
Não percebi se és caloiro ou não, mas se doutor :::)))
bem, aquilo que sou já não sou.
ResponderEliminartenho mais do que uma matrícula, logo, não sou caloiro mas sim doutor. ;)
porquê a pergunta? Achas que falei como um caloiro ou como um doutor? xD
já agora, de k lado estás neste blog? pela praxe ou contra ela? Não te preocupes, pois por mim tanto me faz quem seja ou não pela praxe. Cada um tem o direito de dar a opinião e respeito isso. ;)
MT
quando fui caloiro... a alguns anos... estive 4h seguidas de joelhos e cabeça no chão... mais precisamente, das 8.30H até as 12.30H... No Bar.... dia seguinte a uma granda noitada... nao muito sobrio... sabem o que disse no final???????
ResponderEliminarE quê Excelentissimo, dignissimo academissimo SR DR colher de pau????? nao tem mais nada para mim?????
LOLOL passei o resto do dia a ser praxado pela CP... oh pah.... adorei!!! lolol
OMFG OF THE HELL OF THIS FUCKIN WORLD!!!
ResponderEliminar4 horas seguidas de joelhos??? isso é k foi sofrer até á beira da morte, huh? lool
bem, já ouvi dizer k o teu ano foi o melhor do iscap no que diz respeito á praxe, isto se és o mesmo k comentou na box ao lado direito...
entao deve ter mudado muita coisa desde esse ano até agora, pois agora a praxe do iscap é de tal maneira criticada, que até tem este blog... coisa k outras praxes académicas nao têm... :\
Meus "amigos"... Apenas posso dizer que a praxe é uma forma de criar ligaçoes para com o Instituto e colegas (caloiros e doutores). Ninguem é obrigado a nada. Infelizmente existiam no meu tempo 99/00, como acredito que existam hoje em dia pseudo doutores que usavam a praxe com outros interesses. Como tudo na vida existem coisas boas e coisas más. Deixo um conselho aos mais novos, tenham eles uma, duas, tres matriculas. Aproveitem ao Máximo td que o ISCAP tem para oferecer... Gargantus Gaivotus Suplentus
ResponderEliminarPor acaso gosto bastante daquela gente que anda para ai a dizer que a praxe e´ uma tradiçao academica e que devemos todos gostar muito de ser submidos a tal tratamento...pois pois. Quem diz tal coisa ou das duas uma: ou nunca foi praxado ou e´ quem esta a praxar!
ResponderEliminarNao percebo quem e´ que sente orgulho em dizer que foi praxado, que teve de ser submetido `a vontade de um bando de supostos "doutores" que de doutores nao tem nada. E ainda se acham muito importantes!
E quanto as douturas...essas sao tao ridiculos e tao histericas que nem e´ possivel comentar. Minhas senhoras...fiquem-se por ser putas que e´ o que sabem fazer melhor e nao aborrecam os outros com a vossa falsa altivez.
A praxe deveria realmente ser algo divertido para ambas as partes, mas existem limites entre o brincar e ser estupido ao ponto de so apetecer mandar-vos um grande murro. Se querem ser "doutores" primeiro estudem e tirem o curso e so depois façam valer-se pelo nome!
LOL gostava de vos ver a aguentar a praxe de L.E.I na Uminho. Isso sim é sinonimo de uma verdadeira praxe
ResponderEliminareu aguentava essa "praxe". Mais puxada que a do iscap nao deve ser de certezinha xD
ResponderEliminarEu não gosto de estar de joelhos chega a ser doloroso...mas ninguém é obrigado a lá estar. Faz parte da vida académica pela qual, aqueles Doutores, já passaram tbm. Um dia chegará a nossa vez e nós faremos o mesmo.
ResponderEliminarPara já gostaria de salientar que considero importante espaços deste género, onde podemos discutir assuntos que realmente interessam.
ResponderEliminarNão me importo de estar de joelhos, fazer vénias.. Encaro como um cumprimento, algo q tenho de fazer. Os doutores a mim não me dizem nada. Comportam-se como pessoas importantes, mas não demonstram qualquer respeito em relação ao caloiro. Se fosse assim teria de fazer vénia á minha mãe, ela pelo menos acabou o curso...
Não quero ser mesquinha. Acredito que quem se diverte na praxe deve ir! Eu não me divirto, logo não vou. Na minha ideia, a praxe deveria ser um momento em que conheceriamos melhor o 'novo mundo' q é a faculdade, serviria tbm para criarmos laços com os nossos colegas. Se em vez disso é um momento em que nos dizem que nós somos uma 'merda', adeus.
É realmente o que mais me custa. Saber que me estou a esforçar, pq acordo bem cedo para ir pra praxe, podendo desperdiçar o meu tempo com outras coisas...e chegar ao fim do dia e ouvie um 'és uma merda' da boca de um doutor.
Joana Cruz
olá joana
ResponderEliminarEu tambem sou caloiro do iscap.
E posso te dizer que acho a praxe do iscap bastante educativa, e apesar de sofreres imenso na sala 2, é uma das melhores do pais, e posso falar disto pois ja estive noutras faculdades, onde vi uma realidade completamente diferente.
Acho que na praxe do iscap tens momentos para te divertir, outros para aprender e
ainda outros em que sofres bastante.
Mas lá ganhas um espirito de união muito maior, de um certo modo, aprendes a respeitar os outros e as suas diferenças.
E quanto ao facto de os doutores dizerem que tu és uma merda, isto faz com que te esforces mais, pois se eles dizerem que tu es muito boa, tu não te vais esforçar mais.
De besta para besta acho que não devias desistir da praxe, pois com ela nao so conheces novos amigos como vives novas experiencias.
Diana Castro
Uma verdadeira praxe é educativa, animadora e não massacradora. Prepara as pessoas para a verdadeira realidade, mas também tem como objectivo ensinar as pessoas a corrigir certos erros da nossa sociedade.
ResponderEliminarA do iscap tem vindo a acalmar pelos vistos... lentamente, mas no bom caminho, pois uma verdadeira praxe não massacra ninguém.
Para quem é caloiro deste ano, se pensam que a praxe é puxada, então nem vos passa pela cabeça como ela era antes do ano 08/09 inclusive... lol
Não pensem que os doutores vos querem massacrar. Pois por muito ódio que vocês tenham por eles por vos darem cabo da cabeça e vos deixarem muito tempo de joelhos, cabeça no chão, etc., eles não vos querem fazer mal... muito pelo contrário, eles preocupam-se com vocês. ;)
Por isso para quem não anda de mãos dadas pela praxe (isto para as bestas), tentem mudar de opinião e regressem á praxe, isto se já a abandonaram. Percebo que estejam completamente "cegos" com o ódio que têm, mas acreditem que eles só vos querem ensinar.
Vocês já não são putos da escola secundária. Estão a amadurecer e por isso a vossa personalidade vai se ou tem que ser alterada numas coisas. Não podem continuar a agir como agiam no secundário quando forem para o mundo do trabalho. Os doutores só vos querem ajudar, ensinando valores como igualdade, hierarquia, respeito pelos outros, solidariedade... as coisas que vocês já aprenderam e ainda andam a aprender.
Tentem perceber a importância daquilo que disse. ;)
DURA PRAXIS SED PRAXIS
ResponderEliminarO ISCAP é o MAIOR e a PRAXE IGUAL!
CP, GRUPOS, VETERANOS e DUX são aquilo que tem de ser!!! Não sei como foi nos outros anos mas a CP de 2010/2011 é dura quando tem de ser e quando as bestas não se comportam como bestas do ISCAP!! Os doutores da CP são VERDADEIROS ISCAPIANOS!!!
Infelizmente isto da praxe é inútil discutir simplesmente porque um dos lados não aceita a lógica e a razão.
ResponderEliminarMas mando a minha trancada à mesma.
Como sabem o ISCAP é uma instituição de 2ª,acolhe toda gente cuja primeira opção era a FEP e afins e por falta de nota recolhe à segunda escolha,o ISCAP.As pessoas fazem as instituições, e no ISCAP anda todo tipo de frustado/ressabiado.
Confesso,frequentei o ISCAP no regime nocturno,média de 16,4 e sou o maior estúpido do mundo.Mas tinha de trabalhar e parecia o melhor...
Até os professores mergulharam num sistema de mediocridade,são corruptos,vocês sabem do que falo.
Por fim abram os olhos, um finalista do ISCAP está qualificado a assinar "escritas" que nunca viu a ganhar 575€ num escritório de vão-de-escada e a classificar/lançar documentos para o resto da vida a recibos verdes, ou têm uma CUNHA. É a história da vida de muita gente. Fujam da carneirada,cada um que pense por si.
A praxe do ISCAP honra a tradição académica. Passamos por tudo com o intuito a algo, para nos tornarmos mais fortes, porque chega aqui muita gente com a mania e passado duas semanas não há distinção nenhuma... Começas uma nova vida, o espirito daqueles que vivem a praxe e que nela estão presentes é fantástico. Aprende-se sempre muitas coisas, e apesar de toda imagem de "maus" criadas a volta deles, são os primeiros a ajudar-nos nos piores momentos...
ResponderEliminarA força da praxe desta casa está neste blog, as coisas boas são sempre alvos de sabotagem. Infelizmente no ISCAP isso não vai acontecer. Utilizem os vossos argumentos todos, e deixem-nos viver a praxe! Nós somos felizes, e não perdemos tempo a criar um blog contra uma coisa, onde quem lá permanece gosta, defende e incute com enormes percentagens todos os anos!
E viva a caloirada 2010/2011 =D
ResponderEliminarVivaaaa xD
ResponderEliminarVoçês ainda estão fraquinhos, mas com o tempo voçês vão melhorar bastante. O vosso ano ainda está a começar e muita coisa vos espera. Quando chegar a altura do cortejo académico, mostrem a vossa força ;)
Boas tares caros "amigos". Sou caloira do Iscap, entre por livre vontade na praxe e continuo até hoje com toda a força e vontade de lá pertencer. E apesar de ir a meio, o ano de caloiro só existe uma vez e há que aproveitá-lo ao máximo. Agora, em assuntos de praxe, cada um é feito para aquilo que nasce. E ninguém é obrigado a lá estar.
ResponderEliminarAgora em forma de esclarecimento de vénias e etc. Desde o primeiro dia que fui informada que a vénia é um sinal de respeito, e esta só é feita se este respeito existir. No Iscap o cumprimento é em forma de vénia, noutras é na forma de outra coisa. Cada casa tem as suas ideias, e desde o momento que entramos na praxe e assim decidimos continuar ou é porque gostámos e temos orgulho e respeito nos nossos superiores que também como nós já passaram por aquilo que nós estamos a passar, ou ainda nem sequer passamos e sobreviveram. E deste modo que continuamos temos de continuar com força, não é estar lá e depois vir para sitios como estes dizer mal da praxe do Iscap.
Falando em nome próprio faço parte da praxe do Iscap desde o inicio e até ao dia de hoje nunca ninguém me faltou ao respeito, nem exgaerou. Se berraram comigo? Berraram. E depois? Se já estive horas e horas de joelhos e doia-me? Já sim, e depois? Nada de obtem sem esforço, e quem entra tem de saber para o que vai e se tem força suficiente para lá permanecer.
Quanto ao criador deste blog só tenho a dizer que Iscapiano que é Iscapiano tem é pena de ti. Cá para mim és um triste qualquer que cheira a leitinho e não aguenta com um pau nas costas ;)) lol resumindo, cresce e a aparece! Mas é a tua conta, e a conta de muitos como vocês que o Iscap tem a força que tem, e só é das faculdades com mais carisma e PERSONALIDADE (sbs o que isso é?) do país. Por isso reduz-te a tua insignificância.
Sem mais nada a acrescentar, Saudações Iscapianas.
Gostei do discurso acima... Para caloira, já estás dentro do espírito da praxe iscapiana. Mostra esse teu espírito aos doutores e vais ver que vais te sair bem, isto se ainda nao mostraste. ;)
ResponderEliminarAgora, a força que o iscap tem não é graças ás bocas que muitos como o autor deste blog mandam, mas sim por aquilo que demostra fora do instituto, porque acredita caloira... se fosse apenas pelas bocas á praxe, o iscap era uma das piores praxes da academia do porto. Este blog já existe há muito tempo e referia-se mais á praxe dos outros anos e nao deste ano. ;)
Portem-se... saudações iscapianas.
Bem nunca vi uma pessoa tão frustrada a escrever desta forma, cometeste um grande erro quando utilizaste a palavra sabedoria no teu texto. Tu de sabedoria pouco tens, de praxe nada percebes e da vida frustrado como és pouco deves perceber. Se dizes que os caloiros sentem medo em vez de respeito tás muito enganado e realamente nunca viveste a praxe e mandas as bocas e formas uma opiniao que consegue ser tão estupida como tu. Pelo que me parece, tu e os tens 4 amiguinhos, Perdigão, Batman, Assassino, Pai Natal e Mata-Moscas parecem-me ser uma cambada de punheteiros que se devem ter conhecido no 1º dia do vosso ano em que tavam a fugir quando ouviram falar em praxe sem sequer a experimentarem. Um conselho, façam amigos fora do vosso círculo de tonos, deixem a praxe para quem realmente sabe o que é e batem menos à punheta...
ResponderEliminarOtários
Só quem andou na praxe do ISCAP é que percebe o verdadeiro significado da praxe, do que é "viver" praxe.
ResponderEliminarSou terceiranista no ISCAP, e quando fui caloira sofri...mas tambem aprendi muito e conheci pessoas fantasticas.
E voltava a fazer tudo de novo.
Tenho saudades de ser caloiro.
Por isso pensem bem antes de falarem daquilo que não sabem.
Ninguem é obrigado a andar na praxe.Só está quem quer estar... quem não está não faz falta.
Cumprimentos academicos
Só quem andou na praxe do ISCAP é que percebe o verdadeiro significado da praxe, do que é "viver" praxe.
ResponderEliminarSou terceiranista no ISCAP, e quando fui caloira sofri...mas tambem aprendi muito e conheci pessoas fantasticas.
E voltava a fazer tudo de novo.
Tenho saudades de ser caloiro.
Por isso pensem bem antes de falarem daquilo que não sabem.
Ninguem é obrigado a andar na praxe.Só está quem quer estar... quem não está não faz falta.
Cumprimentos academicos
Só comentários e nenhum diz nada de jeito! FAIL!
ResponderEliminarDirectamente para o criador deste blog e certas pessoas que comentam: se se acham demasiado maturos para dizerem "é esta a minha opinião e estamos num país livre para expressa-la", tenham tambem vergonha na cara para opinarem sobre as coisas quando realmente as vivenciaram!
ResponderEliminarSe mencionaste a expressão "Não faças aos outros o que não gostas que te façam a ti", também devias ter em mente a expressão "Se não gostas que te julgem sem te conhecer, não julgues os outros"
Pensa nisto :)
Respondo ao post aqui feito anonimo a 26 de Janeiro de 2010 07:52...
ResponderEliminarTu estas mesmo e sem qualquer tipo de duvidas a ser comida por um doutor...
haaaaa já me tinha esquecido que isso tambem faz parte da praxe no iscap.
as minhas desculpas para esta menina do campo que saiu de casa pele 1ª vez...
cumprimentos do vosso querido
Perdigão
loool, este de cima lembrou-se agora para responder a um post de Janeiro de 2010.
ResponderEliminarNão acham que já chega de trocar bocas entre vocês? 50% da comunidade Iscapiana acha que a praxe faz sentido no ensino académico, os outros 50% acham que é uma valente bosta... pronto! Cada um tem a sua opiniao e os seus gostos. Não vale a pena andarem ás turras uns com os outros porcausa da praxe. Somos todos Iscapianos e devemos ser unidos, e nao rivais! -.-
"Somos todos Iscapianos e devemos ser unidos, e não rivais! -.-"
ResponderEliminarA única coisa de jeito que li nos comentários.
Faço parte dos 50% que acha que a praxe "e uma valente bosta", mas acho que todos devem experimentar. Sou da opinião que cada pessoa procura uma coisa na praxe, eu procurava diversão e "abacalho", não obtive isso na dose que pretendia desisti. Simples. Quem gosta que continue.
So tenho pena que não tentem agradar e divertir mais os caloiros...por algum motivo na praxe de coimbra e de aveiro, por exemplo, a percentagem dos que desistem e mínima...Mas compreendo que queiram ter uma praxe diferenciada, isso ninguém vos tira.
RL
Sala nº 2 como orgulhosamente lhe chamam!!!
ResponderEliminarNeste momento na sala nº 2 vive-se momentos de extrema dor física e psicológica que só os mais fortes ou burros aguentam com o intuito de saírem de lá mais preparados para a vida profissional (desculpa utilizada por activos da praxe passo a explicar grupo constituído por praxistas de várias hierarquias).
Todos os caloiros que acreditam em tal estão completamente enganados pelas seguintes razões:
1º Na vossa vida profissional têm que ter opinião própria, carácter e postura.
2º Nunca em caso algum podem subjugar-se ao vosso superior porque não é isso que ele pretende de vós, ainda mais se este quiser trepar mais uma categoria, também nunca se esqueçam que podem assumir a posição dele, por isso não lhe adianta lamber as botas porque estes querem estar rodeados de pessoas competentes e com amor próprio e para isso têm que ter acima de tudo personalidade e carisma.
3º Em caso algum ouçam o que lhes é transmitido na praxe porque vão estar totalmente tramados e não vão fazer mais do que tirar fotocopias ou então em alguns casos trabalharem na área da restauração nos centro comerciais e sendo assim de nada adiantou andar no ensino superior como meio para o sucesso profissional.
4º Têm que saber dizer não e abandonar o barco quando acharem que começa a declinar porque como o ditado diz "quem não arrisca não petisca"
Visto isto não entendo o porquê da desculpa "estamos aqui para vos preparar para o mundo profissional" como se estarmos de joelhos ou de cabeça no chão adiantasse de grande coisa na vida real, de tantas desculpas que podiam utilizar esta é a mais estúpida a não ser que vocês esperem ser escravos dos vossos superiores ou então nunca tiveram um emprego à medida.
Isto serve como dica para o vosso sucesso profissional sejam vocês doutores ou caloiros.
Palavra de quem já subiu vários degraus na sua vida profissional e sem a ajuda da CP e seus conselhos.
Concluindo salientando que respeito totalmente adeptos da Praxe e respeito da mesma forma quem não lhe acha tanta piada, esperando ser tratada com o mesmo respeito por todos.
E que possamos em conjunto trabalhar em prol do nosso Instituto.
Cumprimentos,
PS: uma pessoa que não frequenta a praxe não é necessariamente anti praxe acho apenas que essas pessoas não vêm como tirar proveito desse espectáculo a que chamam praxe.
Olá eu sou terceiranista no ISCAP! Sinceramente não gosto nada deste tipo de blogs que têm como objectivo insultar a praxe do ISCAP e que no final acabam por ser um bando de imaturos a insultarem se uns aos outros.
ResponderEliminarCada um tem a sua opinião e a minha é que a praxe do ISCAP embora tenha mudado um bocado ao longo dos anos continua a ser uma boa praxe, uma das melhores e com mais notoriedade na Academia do Porto.
Nao custa nada ver um doutor e fazer uma vénia é o mesmo "trabalho" que cumprimentar a pessoa com um aperto de mao, apenas é uma maneira de diferenciar os modos que os caloiros nos têm que tratar (doutores). Os joelhos como foi referido a cima é mais uma maneira utilizada para interiorizar, porquê que na Sala 2 eles basicamente estão sempre de joelhos e cabeça no chão? se calhar porque é através da dor e do sofrimento que eles conseguem interiorizar melhor os valores e ensinamentos que lhes dão.
A praxe sem duvida muda-nos muito, eu antes era timida e mal conseguia telefonar para encomendar uma simples pizza mas a praxe mudou completamente a minha forma de ver as coisas, ajudou me a saber "desenmerdar".
Resumindo parem de se insultar, quem é da praxe e defende os valores da praxe que esqueça esta gente e lembre se do que acredita nada mais, no AZUL e VERMELHO e no nobre instituto, ao ISCAP!
R.O.
R.O., aconteceu-me o mesmo na parte do "desenmerdar". Eu também era um bocado tímido e por causa disso, não fazia muitas coisas... por vergonha, por medo ou por receio. Desde que andei na praxe do ISCAP, isso mudou em mim. Agora sinto-me mais "livre", ou seja, já nao sinto a timidez e sinto-me mais saído da casca. ;)
ResponderEliminarOlá.
ResponderEliminarÉ claro que os caloiros do ISCAP passam por um processo de lavagem cerebral e deixam de racicionar direito.
Portanto, o(a) escritor(a) do blog tem razão. Devia-se "que bom que hoje é dia de praxe" inves de "hoje não tou para isso, não tou para me chatear".
Infezlimente ouve-se muito mais o segundo. Aliás, o primeiro não se ouve de todo.
Deixem-me revelar-vos o motivo pelo qual os caloiros vão a praxe:
- a praxe só é divertida para os praxistas.
Os caloiros não se divertem, com as "praxes" inracionais do ISCAP. Uma vez um veteranorum virou-se para mim e para além de nos insultar começou a ameaçar que nos batia.
A sério? Que praxistas mais retardados.
Os caloiros só vão a praxe para um dia poderem praxar e "divertirem-se".
Infelizmente a semi-praxe do ISCAP, continuará atrasada aos dias de hoje enquanto os futuros caloiros não aprenderem a pensar por sí e fazer uma praxe como "queriam que lhe tivessem feito".
Saudações académicas,
Capa Branca.
TUDO SOBRE PRAXE E TRADIÇÕES ACADÉMICAS: VERDADE VS MITOS no blogue Notas&Melodias (Ver listagem de alguns artigos na coluna do lado esquerdo do blogue):
ResponderEliminarhttp://notasemelodias.blogspot.pt/
Concordo perfeitamente com o comentário realizado pela pessoa x no dia 5 de janeiro de 2011 as 11h30. Quem gosta e tem estofo para continuar, continua. Quem depois de experimentar, não gostar, baza, amigos na mesma! HÁ ESCOLHA! Sou caloira este ano e sim, vivemos momentos complicados mas faz tudo parte da integração académica, nem tudo na vida é fácil e de mão beijada!
ResponderEliminarAjuda em vários aspectos da nossa vida!
Dura Praxis Sed Praxis !
Quais ?? Azul e Vermelho!!
Então?? ISCAP !!
SARDOU Ó NABO ! 69 HAH SARDOU
ResponderEliminar