quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Ambiente Académico

Boas tardes caros leitores.


Devo confessar aos nossos queridos leitores a alegria que me vai, ao ver as visitas do blog a aumentar de uma forma fulminante a cada dia que passa. Este blog foi criado para que as pessoas possam dizer à vontade o que pensam da nossa querida faculdade e os seus problemas.

Efectivamente muita coisa se passa dentro do nosso instituto, mas o tema mais debatido é sem dúvida alguma a “praxe”, porque será???.

Pessoal, este blog serve não só para as pessoas poderem debater as suas percepções , mas também para dar algumas ideias de forma a melhorar o que não está bem.

Em breve vamos inaugurar o nosso FORUM para debater certos temas de forma talvez mais profissional. Aqui também fica o convite para as pessoas da AE, assim pode ser que tirem algumas ideias daquilo que pode vir a ser dito.

Para algumas pessoas, que pensam que somos anti-praxe, enganam-se e muito. Alguns de nós até fazem parte da praxe do nosso instituto e outros fizeram praxe quase até ao fim. Daí, toda a nossa legitimidade de poder falar e com conhecimento de causa. Mas podemos afirmar que não fazemos nada daquilo que foi criticado. Porque senão, isso tornar-nos-ia igual aos outros.

Este blog não tem como objectivo difamar o nosso instituto, contrariamente ao que foi dito pelos nossos caros leitores, mas sim dar voz a quem não tem e olhos a quem não vê.

Já não sou novo no mundo académico, já percorri algumas faculdades do pais, algumas como estudante e outras apenas para festas universitárias. E acho incrível como uma cidade tão grande como o porto, com enumeras faculdades e com milhares de estudantes universitários, sendo das cidades com mais procura na altura de ingressar no ensino superior, não ter bares decentes onde os estudantes possam se encontrar e beber uns copos. Obviamente tirando a ribeira, o piolho ou até mesmo o FEUP café. Mas que a beira de cidades como, Covilhã, Coimbra, Braga, Guimarães, Guarda e até mesmo Castelo Branco, sem esquecer terrinhas como por exemplo Tomar, que conseguem ter ambientes académicos bem melhores.

Para aqueles que nos chamaram de” anti-sociais” ou “frustrados”, aqui conseguem ver como isso não é verdade. Somos bastante sociáveis, temos imensos amigos e conhecidos um pouco por todo o pais, como podem comprovar.

Não querendo me alongar mais, aqui me despeço com uma frase da auditoria do BATMAN.


” Ou se morre como herói, ou vive-se o bastante para se tornar o vilão”.


Cumprimentos

Ass: O Detective das Sombras

22 comentários:

  1. Estás errado. Este blog serve e essencialmente para pessoal choninha como vocês poderem dizer coisas sem sofrerem consequencias.
    O blog tem muito adesão? Ceto, tem. Mas é pelas melhores razões? Podes estar certo que não. com a excepção dos teus amiguinhos gays mais ninguém concorda convosco. Txiii, porque será?

    És demasiado fútil para utilizares essa frase do filme. Principalmente porque tu és tudo menos um herói, apenas um reles cobarde. Enfim, nada que me surpreenda neste blog.

    ResponderEliminar
  2. Já agora, é "inumeras" e não "enumeras"...
    Faz um favor a ti próprio e aprende a escrever. és uma bela pérola, não haja dúvida!

    ResponderEliminar
  3. OPAHHH...quem fez esse segundo comentário??? Nabo do caralho aprende a falar e dp comenta. Mais valia tares calado porque ta certo.....
    Ainda es pior que este gajo....

    Burroo.....

    ResponderEliminar
  4. Falar com conhecimento de causa? desculpa mas se ha coisa que têem feito aqui é falar sem conhecimento de causa.

    Deviam falar nos sitios certos como as RGA´S e Reunioes.

    ResponderEliminar
  5. Que tristes a serio
    "ah e tal eu é que sou importante,sociável e tenho montes de amigos em todo lado" LOL

    ResponderEliminar
  6. Boa noite a todos,
    Confesso que nos últimos tempos tenho visitado com alguma frequência este blog.
    Até hoje, nunca comentei essencialmente por duas razões. A primeira, por se tratar de um blog que nada acrescenta ao nosso INSTITUTO (e não faculdade como refere o autor deste post) na medida em que se trata de um blog de cariz anónimo e como tal perde, na minha opinião, toda a legitimidade e credibilidade. Bem sei que se não fosse assim, as opiniões aqui emitidas através dos posts, ficariam guardadas numa gaveta, o que em certa medida, até acabava por ser bem mais produtivo. Uma opinião só pode ser assim chamada quando tem um nome, caso contrário não passa de um boato, de algo infundado.
    A segunda razão pela qual nunca comentei, prende-se com o facto de tanto os comentários feitos por autores como por visitantes, acabarem por perder a pouca qualidade que já lhes era característica. Os autores disparam em todas as direcções sem fazer distinções, e as pessoas, afectas quer a praxe quer ao associativismo, acabam por perder a razão quando decidem seguir o caminho do insulto e do comentário fácil.
    Por último, quero apenas dizer algumas das ideias que me surgiram ao ler este último post.
    1º Se eu estivesse tão insatisfeito com a dinâmica vivida no ISCAP, certamente faria algo para que ela mudasse. Apresentaria ideias de mudança à AE para que os CHECK POINTS (p. exemplo) se tornassem festas mais agradáveis onde todos pudessem conviver tranquilamente. Não enveredaria apenas pelos comentários de que a cerveja não presta. Se estivesse descontente com a politica educativa, eu próprio tentaria saber quais os mecanismos possíveis para alterar o que não estivesse bem. Para isso é que existe na AE um conselho pedagógico. A solução não passa por criticar a AE de forma anónima. Passa por interagir com os membros da mesma, e se não forem ouvidos, aí sim, podem criticar de forma construtiva e de consciência tranquila.

    2º Não me vou alongar muito quanto ao tema da Praxe até porque sou suspeito. Mas pergunto-me, como é que pessoas ditas ligadas à Praxe podem falar com tanta falta de conhecimento. Exemplo das vénias. As vénias são um cumprimento, nada mais que isso. Vocês entendem-no como humilhação. Enquanto doutores, nunca nenhum caloiro vos fez vénia portanto… Nunca berraram. Nunca fizeram nada que demonstrasse que vocês estavam numa posição hierárquica superior à dos caloiros ou até doutores com menos matrículas. Então vocês pertencem aquele grupo a que convencionalmente chamamos de “xiolas”… Depois eu gostaria que me explicassem, tal como explicaram aos caloiros, em que medida é que a AE financia a CP e as sweats dos caloiros e os jantares e etc. Porque eu devo andar a “nanar” e não presencio nada disso, até porque como alguém disse e bem, basta olhar para as sweats dos caloiros e ver que não tem o site da AE como em anos passados. Por último, e porque não queria mesmo alongar-me num assunto que dá pano para mangas, percebam uma coisa, ao longo da vossa vida vão encontrar boas e más pessoas, bons e maus profissionais, bons e maus colegas/amigos, ou seja, não estejam à espera que o ISCAP tenha só bons praxistas e bons elementos associativistas. Aliás vocês mesmos não são lá grande exemplo pelo que me tenho apercebido…

    ResponderEliminar
  7. 3º “Somos bastante sociáveis, temos imensos amigos e conhecidos um pouco por todo o pais, como podem comprovar.” Eu não comprovei nada pelo vosso post, nem quero. Dizer as generalidades que vocês disseram, qualquer um é capaz, mesmo nem andando no ensino superior. E agora mais um conselho. Já que se consideram heróis e que a vossa opinião é realmente a que importa, mantenham-se ao menos fiéis ao vosso perfil, e não terminem posts em jeito de satisfação aos leitores do blog. Porque foi exactamente a isso que soou este final de post, a uma necessidade de mostrarem que são sociáveis e que não são uns ratos de biblioteca que passam horas a pensar nos posts que aqui vão publicar. Para terminar, acho que vocês deveriam dar a cara pelas vossas ideias, caso contrário nunca serão levados a sério. Acho que deviam ser verdadeiramente interventivos, e não se limitarem a um blog de secundário (até por que já não “são novos no mundo académico”). Vocês nunca viverão nem como heróis, pois não têm personalidade forte nem coragem suficiente para tal. Nunca viverão como vilões, porque os vilões têm nome e acções, e vocês limitam-se a umas linhas num blog cor-de-rosa com música da Daniela Mercury de fundo. Vocês limitar-se-ão a que a vida vos leve na corrente, porque até para se viver é preciso ter força e coragem, palavras que vocês estão longe de conhecer o significado.

    Por último e como não poderia deixar de ser… Eu sou o Vasco, e que perde tempo a ler o vosso blog e agora a comentá-lo. Muito sinceramente gostava de vos conhecer e provavelmente até conheço. Gostava de passar algum tempo a ouvir-vos e a falar. Gostava que vocês tivessem a oportunidade de fazer o que as pessoas normais fazem. Dialogar. Trocar ideias. Debater… e por aí.

    ResponderEliminar
  8. Muito bom comentario Vasco. Provavelmente o melhor comnetario a este blog que alguma vez foi feito aqui.

    Infelizmente ja tou a ver qual vai ser a resposta e como será ela.

    Infelizmente estes senhores preocupam-se mais com praxes e cervejas Tagus do que propriamente interessa e a principal razao por andarmos todos no ISCAP: a nossa educação. Sobre isso ainda não vi um unico post a não ser o post da "micose", que foi deveras infeliz.

    Preocupam-se mais com o facto de a Tagus ser mais parecida com mijo do que com o facto de haver recem-licenciados do ISCAP não conseguirem emprego em contabilidade "por ter qualificações a mais" ou com exames mal feitos, avaliações mal feitas, etc.

    Ass
    PA

    ResponderEliminar
  9. K comentario tão bem elaborado o do Vasco!
    Posso dizer k kuase xorei kuando o li!!

    Isto pk toca em todos os pontos FRACOS do infeliz post k um dos autores aki pôs i ainda salienta outros posts anteriores k sincerament são o descalabro!

    Dá ideia k a esta altura do campeonato estão a tentar caír nas graças d kem vem ler a palhaçada k aki é publicada!

    Não há mto mais a dizer, apenas uma duvida: vao criar um fórum com cenas para o pessoal k ta na AE ir tirar ideias?? Nao seria mto mais facil i menos trabalhoso por nakela caixa manhosa das sugestoes as ideias k têm ou assim? Nao sou detective, mas suspeito k seja para isso k serve...

    Pa finalizar Detective das Sombras, faz um favor aki ao pessoal: mantém t à sombra...

    ResponderEliminar
  10. Pro "VASCO"...
    Pah, nao respondas aos teus comentarios, ta bem!?, é que ja chega o fdp do jornal que escreveste...

    Vêm criticar as pessoas que escrevem estes posts mas sinceramente a unica coisa que se ve nos comentarios feitos por pessoas como o VASCO é a tentativa de alcançar algum tipo de protagonismo...
    Ahh, outra coisa, Oh vasco tas-te sempre a contradizer, primeiro dizes que os autores do blog perdem toda a razao quando decidem seguir o caminho do insulto, e tu foste o primeiro a generalizar e a insultar as pessoas do ISCAP que nao têm qualquer tipo de envolvimento com a praxe chamando-lhes "xiolas", va-se la saber pk..
    Depois criticas os autores por não terem personalidade, serem uns ratos de biblioteca e limitarem-se a que a vida os leve na corrente, tens razao, vir ver este blog frequentemente(como tu disses-te) e dar-se ao trabalho de fazer comentarios que mais se equiparam ao jornal do iscap deve demonstrar que tu és diferente dos autores deste blog, mas enfim...
    Mas a parte que eu mais gostei foi aquela em que tu fizeste uma distinçao dos caloiros e dos doutores a nivel de posição hierarquica, ao teres feito esse comentário infortunado acabaste por dar toda a razao as pessoas que escrevem este blog, demonstraste o verdadeiro significado da praxe e o que para voces é realmente importante, ou seja, é tudo uma cambada de meninos que só se querem fazer de superiores e rebaixar os outros...

    Por amor de deus, cresçam e apareçam...
    Querem ter uma posiçao hierarquica superior? estudem e trabalhem para isso...nao se ponham com palhaçadas.

    ResponderEliminar
  11. Para o Anonimo.

    Diz la onde é que o Vasco diz isto:

    "dizes que os autores do blog perdem toda a razao quando decidem seguir o caminho do insulto"

    Não procures mais pois não o diz. Eu vou-te dar uma ajuda, por que ja vi que não és muito bom no que toca leitura e sua interpretação:

    "e as pessoas, afectas quer a praxe quer ao associativismo, acabam por perder a razão quando decidem seguir o caminho do insulto e do comentário fácil"

    Diz la onde é que vasco diz isto:
    "tu foste o primeiro a generalizar e a insultar as pessoas do ISCAP que nao têm qualquer tipo de envolvimento com a praxe chamando-lhes "xiolas", va-se la saber pk.."

    Não procures mais pois não o diz. Eu vou-te dar NOVAMENTE uma ajuda, por que ja vi que não és muito bom no que toca leitura e sua interpretação:

    "Mas pergunto-me, como é que pessoas ditas ligadas à PRAXE ... Então vocês pertencem aquele grupo a que convencionalmente chamamos de “xiolas""

    Em momento algum o Vasco fala das pessoas que não fazem parte da Praxe.

    Quanto ao Jornal, vai para la tu fazer melhor, mas pela qualidade do teu comentário e pela forma como interpretas as coisas, duvido que consigas superar.

    Ah! escusas de vir aqui dizer que é o vasco a responder, pois não é meeeeeeesmo.

    e agora vou citar algo que escreves-te e que te caí como uma luva:

    "Por amor de deus, cresçam e apareçam..." :)

    ResponderEliminar
  12. oh vasco... e meteres um pepino no cú? xD

    ResponderEliminar
  13. Meus senhores, cresçam e apareçam TODOS.

    Não gostam do blog, nem dos autores, nem daquilo que escrevem... Então porque se dão ao trabalho de ler? De comentar? De criticar? De remoer o assunto?
    Se deixarem de comentar e de vir cá ler se calhar é melhor ideia...não sei...

    Mas afinal vocês continuam a vir...ou seja, ISTO INTERESSA-VOS, ao contrário do que dizem nos vossos comentários medíocres e desprovidos de qualquer sentido.

    DEIXEM-SE DE MERDAS E CRESÇAM TODOS.






    MC (alguém que não tem nada a ver com este blog, não conhece os seus autores nem pretende conhece-los)

    ResponderEliminar
  14. e tu es mais crescido que todos e por isso também vens ca comentar... hihihihi

    ResponderEliminar
  15. Ao menos eu não critico nem apoio. Ao contrário de vocês.

    MC

    ResponderEliminar
  16. A melhor de todas é o pepino no cú ! looool .
    Fodasse oh ...

    ResponderEliminar
  17. Se são do Iscap ganhem mas é vergonha nessa cara!!
    Não andem a manchar o nome de um grande Instituto de Formação Profissional.

    ResponderEliminar
  18. concordo com o comment de cima.
    Devemos ser todos unidos, sejamos pela praxe ou nao... ainda somos piores k os adeptos do porto e do benfica... -.-

    ResponderEliminar
  19. Façam nos o favor de não serem mais uns quantos que andam aí a sujar a nossa sociedade!

    Esta gente mais parece ali a velhada da minha terra, que só sabe criticar sem saberem a realidade das coisas!
    Q frustados credo, até dá dó a vossa existência!

    ResponderEliminar
  20. aha aha, eu leio alguns dos comentários mais "deprimentemente" sem contexto algum, e num rasgo de curiosidade, olho para baixo e vejo que são escritos por pessoal de 05/06 06/07 07/08
    e penso....
    WTF....Where is the smart people, pois de certeza se está a perder em matriculas e mais matriculas.
    Quanto a praxe, sim eu ando, ou melhor vou andando, até que me expulsem...
    Pois se tiver mos em consideração as vénias que faço, as musicas que sei, e supostamente o espírito académico que tão humildemente (or not) me recuso a aceitar...bem na mente de alguns, lá se foi a minha vida social..
    pah continua a alegrar me com o teus textos, encontrei o lugar para aproveitar a minha vida NÃO SOCIAL, das sextas-feiras..
    :)
    (é aqui que tenho de deixar o meu numero de besta....acho que é o 488... deixo tb uma dica, tou no curso dos verdadeiros TURISTAS)

    ResponderEliminar
  21. TUDO SOBRE PRAXE E TRADIÇÕES ACADÉMICAS: VERDADE VS MITOS no blogue Notas&Melodias (Ver listagem de alguns artigos na coluna do lado esquerdo do blogue):

    http://notasemelodias.blogspot.pt/

    ResponderEliminar